O primeiro congresso de fotografia de nu e sensual da América Latina



A fotografia é a arte que revela a alma das pessoas. Diante das lentes, o ser humano, num primeiro momento, reage num movimento de contração, de timidez, de vergonha, como se aquele olhar de vidro pudesse ver o que nenhum olho humano consegue ver. Quando na verdade, a lente é um extensor da nossa capacidade de perceber o mundo de uma forma mais próxima e íntima, sem nenhum tipo de preconceito ou intenção. Apenas um olho que enxerga.

O nu é uma das áreas mais inquietantes e instigantes da fotografia. O nu e o sensual alimentam sonhos, fetiches e, literalmente, faz o ser humano despir-se de qualquer tipo de proteção para revelar de forma pura a sua essência. É a criação divina exposta de maneira inocente e bela. A história do nu começa com a própria história da humanidade: de Adão e Eva aos mestres da pintura e da escultura. E o contrário do que se imagina, a arte de fotografar o nu é tão antiga quando a fotografia. Quando a fotografia começou a florescer, entre 1830 e 1840, sua principal função era retratar indivíduos. E diferente da pintura, apenas acessível aos nobres, a fotografia tornou-se comum entre todas as classes sociais. Assim, os fotógrafos perceberam que havia um mercado emergente. A partir dessa percepção, surgiu a comercialização de fotografias que retratavam objetos, ruas, cidades, paisagens e, finalmente, o corpo sensual ou nu.
Por muitas vezes, o nu e o sensual foram confundidos com a vulgaridade. Mas a história tratou de colocar o nu como essência da arte. Como definiu Ariano Cavalcanti de Paula: "O corpo humano é a fonte de quase todas as inspirações. A nudez é sempre inquietante, instigadora e bela. Por isso o artista, seja na pintura, escultura, na dança ou fotografia, encontra no corpo nu uma profunda ligação com a pureza do ser. É a sensualidade que move a criação em todos os sentidos. É a sensualidade que evoca o amor, a paixão e a criação do homem."



Dias 19, 20 e 21 de setembro de 2011
Teatro das Artes | Shopping Eldorado
São Paulo | SP

Maiores informações no site:



O CONGRESSO

Nenhum comentário: